Aldeias do Xisto Workshop

“ Vendo para crer, revendo para criar “

Patrocinado pela ADXTUR entre 15 e 20 de julho de 2019, este workshop reuniu no centro de Portugal Continental um grupo de artistas e fotógrafos, convidados a reflectir sobre a geração de imagens por meio de uma prática fotográfica autoral e consciente. Orientados por Rodrigo Braga e Carlos Casteleira, os participantes Andrea Inocencio, Annick Boissel, Bruno Medeiros, Luis Nobre, Manuela Pires da Fonseca, Miguel Geraldes e Umberto Simões exploraram o território e o seu património natural e mineiro, entre a Barroca do Zêzere e o Cabeço do Pião, Portugal. Através de um processo que se iniciou com caminhadas de observação, cada participante exercitou construções imagéticas ligadas aos seus interesses estéticos e conceptuais, mas que também apontassem para novas possibilidades, alcançando
sentidos menos narrativos e mais abertos e especulativos da imagem.

Os resultados foram posteriormente cartografados através do programa de investigação WALKING THE DATA, projeto de escrita multimédia baseado num programa de publicação digital da Escola Superior de Arte de Aix-en-Provence, o PLOTMAP. Este espaço de experimentação e investigação situa-se entre formas de criação no espaço real e uma interface digital dinâmica.
No contexto do PES, esta plataforma tem sido utilizada para experimentar e explorar narrativas ligadas a experiências e realidades dos territórios envolvidos no projeto.

http://walking-the-data.esaaix.fr/
https://aldeiasdoxisto.pt/