Laboratório da paisagem

Em Julho de 2019 Rodrigo Braga, artista brasileiro, pousou o seu olhar sobre a orografia do rio Zêzere entre a Barroca e o Cabeço do Pião (concelho do Fundão) enquanto Laetitia Morais, artista portuense, foi convidada para produzir uma instalação de vídeo sobre os escombros das minas e as pessoas que ali vivem. Estas residências resultaram numa exposição no Denison Art Space in Newark, Ohio, EUA de 26 de Setembro a 18 de Outubro 2019 a ser exibida em 2021 nos conselhos do Sabugal e Fundão.

Antecipando as residências de Rodrigo e Laetitia, dia 23 de fevereiro às 17. 00h no auditório do Museu Municipal José Monteiro, Fundão, teve lugar uma conferência do geógrafo Álvaro Domingues: “Todo o mundo é feito de mudança – a paisagem”.

A história, o papel e os significados da paisagem na sociedade contemporânea, as transfigurações dos sentidos e das relações entre a paisagem e a identidade foram alguns dos temas envolvidos. Neste contexto foi apresentado o “Laboratório da Paisagem”, uma base de dados artística para desenvolver no âmbito do PES a partir das experiências produzidas pelos artistas.

Cette image a un attribut alt vide ; son nom de fichier est cartaz-alvaro-domingues_leg.png

Cette image a un attribut alt vide ; son nom de fichier est conf_v.png